(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-89111728-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Documentação

Está prestes a vender ou comprar um imóvel, porém não sabe quais certidões são necessárias? Calma, vamos te ajudar a esclarecer sobre as quais se tratam.

Em regra, os documentos para a venda, são os que descrevemos logo a baixo, mas em alguns casos, são necessários documentos adicionais.

Do imóvel

·         Matrícula Atualizada (Certidão de Propriedade ou Registro): é uma cópia atualizada das informações do imóvel, utilizada para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel;

·         ITBI: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, é uma guia expedida pela secretaria da Prefeitura, que deve ser paga pelo comprador ao município, e apresentado no ato da escritura. A taxa é de 2% (dois por cento) sobre o valor do bem;

·         Certidão Negativa de Débitos Municipais: solicitada na secretária da Prefeitura, leva 10 dias úteis para ser expedida;

·         Certidão de Situação Fiscal e Enfiteutica , é um documento para verificar se o imóvel é foreiro (se tem domínio útil de órgãos públicos ou privados, como, Marinha ou igreja). Também expedida pela Prefeitura;

·         Planta Baixa: solicitada em casos de financiamento ou utilização do saldo do FGTS;

·         Declaração de Quitação Condominial (em caso de apartamentos): É uma declaração de que não existem débitos de taxas de condomínio em atraso, feita pelo alienante ou por seu procurador.  Se for assinada pelo síndico, é necessária a Ata da Assembleia que o elegeu.


Do vendedor


As certidões listadas, devem ser solicitadas em nome do vendedor e do cônjuge. Devem ser expedidas nos cartórios da cidade onde está localizado o imóvel, e na cidade onde residem atualmente, caso sejam diferentes:

·         Documento de identificação válido e CPF do vendedor, e, se casado, do seu cônjuge;

·         Certidão de nascimento: se for solteiro. Certidão de casamento: se for casado (caso o matrimônio tenha ocorrido após a aquisição do imóvel, a certidão deve estar averbada no Registro de Imóveis). Certidão de Casamento com averbação: se separado, divorciado ou viúvo;

·         Certidão do Distribuidor Civil – Fórum

·         Certidão de Feitos Ajuizados, emitida pela Justiça Federal;

·         Certidão de Feitos, da Justiça do Trabalho;

·         Certidão Negativa do Ofício de Interdição e Tutelas.

Sobre a Escritura

 

A escritura é lavrada em  Cartório de Notas, após a entrega da documentação exigida.  Após a assinatura da mesma, deverá  ser providenciada, a Transmissão de Proprietários no Registro de Imóveis.

 

IMÓVEIS POPULARES

Niterói - Camboinhas
Niterói - Camboinhas
Niterói - Piratininga
Niterói - Itaipu
Niterói - Camboinhas

Depoimentos

Ana

Quero agradecer a equipe Schuenck imoveis  pelos serviços prestados com extrema...
Sempre dispostos a resolver nossos problemas!
Schuenck é um excelente profissional,  sempre faço  as transações do...

Receba novidades por email

Nossa Parceria

olá, seja bem-vindo a Schuenck Imóveis! Em que posso ajudar?